Solenidade de posse da Médica, Dra Maria dos Remédios na Academia Maranhense de Medicina em 26.09.25.
- Academia maranhense medicina
- 27 de set.
- 2 min de leitura
A médica infectologista Maria dos Remédios Branco tomou posse na Academia Maranhense de Medicina (AMM), em solenidade realizada na noite do dia 26 de setembro de 2025, na sede da entidade, em São Luís (estado do Maranhão – Brasil).
REGISTROS: SOLENIDADE AMM
A Dra. Remédios Branco ocupa a Cadeira nº 27, cujo patrono é o Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres (1880–1934).
Ela sucede a Dra. Maria do Socorro Moreira de Sousa (1932–2025).
A votação aconteceu no dia 15 de agosto com o apoio de 36 dos 38 votantes.
A mesa de honra, na solenidade de posse, foi composta pelo presidente da AMM, Dr. José Márcio Soares Leite; secretário Geral da AMM, Dr. Carlos Alberto de Souza Martins; e o presidente da Conselho Regional de Medicina, Dr. José Albuquerque Figueiredo Neto.
Dr.Márcio Soares, depois da cerimônia de posse, afirmou que o ingresso de Dr. Remédios na AMM engrandece a instituição.
A saudação à nova acadêmica foi feita pelo acadêmico Dr. Antônio Augusto Soares da Fonseca, que destacou a dedicação de Dr. Remedios Branco à medicina.
Dr. Remédios, em seu discurso, fez referência à sua vida profissional, e a História da Medicina no Maranhão, com destaque às mulheres médicas.
Trajetória de vida
Nascida em Pedreiras, no Maranhão, em uma família de médicos, Dra. Remédios Branco estudou no Colégio Santa Teresa e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde se formou em Medicina.
Professora titular do curso de Medicina da UFMA, tem mestrado, e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).
Tem artigos publicados em revistas científicas nacionais e Internacionais.
Recentemente, a pesquisadora maranhense lançou a série Ciência Explicada, com artigos na área de saúde pública de vários pesquisadores.
É uma série de divulgação científica sobre temas urgentes na área de saúde pública, intitulada Ciência Explicada.
O projeto Ciência Explicada foca em temas estruturais e persistentes da saúde pública brasileira – vistos a partir da realidade local. A maioria dos pesquisadores é do estado do Maranhão (Brasil). O objetivo é ampliar o alcance social da ciência.
Com o doutorado em Medicina Tropical e Saúde Internacional, Remédios Branco defende que o conhecimento científico produzido fora dos grandes centros universitários do Brasil precisa ganhar visibilidade e utilidade prática.
Projeto premiado
A cientista coordenou o projeto “Educação em saúde contra o coronavírus”, que produziu materiais educativos voltados a profissionais e comunidades do Maranhão.
A iniciativa, na área educação em saúde, aconteceu durante a pandemia de COVID-19 e foi premiada pelo BRICS, com reconhecimento internacional em Pequim, com o 2022 Special Contribution Award for Combatting COVID-19 Pandemic.
O BRICS é um grupo de países emergentes que se uniram para promover a cooperação e o desenvolvimento em conjunto.
Outro reconhecimento do seu trabalho foi a Medalha do Mérito Legislativo “Jackson Lago”, concedida pela ALEMA em maio de 2025.












Comentários