top of page

SALOMÃO FIQUENE

Cadeira Nº 38

É natural de Itapecuru-Mirim, Maranhão, onde nasceu em 27 de outubro de 1907. Era filho do Sr. Darwich Fiquene e dona Zafira Fiquene. Cursou o primário na sua terra natal. Viajou depois para São Luís onde concluiu o primeiro e o segundo graus, no Instituto Gomes de Souza e no Liceu Maranhense.

Em 1924 ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia e depois se mudou para o Rio dc Janeiro onde terminou o curso médico, em dezembro de 1929, na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro. Ali, fez alguns estágios e exerceu a docência de Parasi- tologia dos cursos de Medicina c de Farmácia sob a di- reção do mestre Olympio Fonseca. Casou-se, em 1933, com a Sra. Victória Mettre Fiquene e desse consórcio nas- ceram cinco filhos. Em 1936, foi aprovado em concurso público para Livre Docente na disciplina Parasitologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Voltou ao Maranhão e, em São Luís, de 1939 a 1960, foi diretor do Instituto Oswaldo Cruz do Maranhão.

Exerceu por diversos mandatos o cargo de diretor da Fa- culdade de Farmácia e Odontologia onde exerceu a do- cência de Parasitologia bem como no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Homem de vas- ta cultura médica e literária deixou uma vasta produção nos dois campos do saber. Foi membro fundador, efeti- vo, associado de várias instituições científicas e culturais nacionais e internacionais com destaque para membro fundador com outros colegas do Departamento de Pa- rasitologia e Microbiologia da Faculdade de Medicina do Maranhão, em 1972, da Sociedade de Parasitologia e Doenças Tropicais do Maranhão.

O Prof. Fiquene, como era chamado por seus inúmeros alunos e ex-alunos, faleceu cm São Luís, no dia 4 dc ju- nho de 1984, deixando uma edificante vida dedicada à ciência c ao ensino.

SALOMÃO FIQUENE
bottom of page