Pedro Neiva de Santana
Cadeira Nº 36
filho do coronel Manoel Santana e dona Ana Neiva de Santana, o Dr. Pe- dro Neiva nasceu, em Nova Iorque - Maranhão, em 27 de setembro de 1907.
O curso primário foi concluído em Floriano - Piauí. Em São Luís, estudou no Instituto Gomes de Souza e depois no Liceu Maranhense. Viajou para Salvador— Bahiarxinde iniciou o curso Medico, terminando-o no Kio de Janeiro, na Faculdade Nacional de Medicina, em 1929, defendendo a tese de doutoramento: Con- siderações sobre as rupturas do útero no trabalho de parto. Retornando ao Maranhão, foi trabalhar em Picos atual Colinas onde dirigiu o Posto de Higiene e foi Inspetor Sanitário Regional.
m 1932, fixou residência a São Luís onde foi Provedor da Santa Casa dc Misericórdia, médico da Legião Brasileira de Assistência e, como médico legista, ocupou a Chefia de Gabinete de Identificação Médico-Legal. Em 1938, foi nomeado pelo Interventou Paulo Ramos Prefeito de São Luís. Quando realizou uma série de melhoramentos ur- banísticos para a cidade. Na área médico-docente, exer- ceu por vários anos a clica oftalmológica, a Cátedra de Medicina Legal do Curso de Direito de São Luís e, da mesma disciplina, na Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão da qual foi também seu diretor. Após a cria- ção da Fundação Universidade do Maranhão, em 1966, foi poucos anos depois o Reitor eleito pelo Conselho Di- retor da instituição. No governo Sarney, foi Secretário de Estado da Fazenda, sendo, em seguida, eleito pela Assembléia Legislativa Governador do Estado.Homem de sólida cultura científica e humanística foi eleito para ocupar a Cadeira deixada pelo falecimento do Dr. Pedro Braga, na Academia Maranhense de Letras.
Dr. Pedro Neiva de Santana faleceu em janeiro de 1984 deixando viúva a Sra. Eney Tavares dc Santana c um fi- lho, Dr. Jayme Tavares Santana.
