top of page

ORLANDO ARAÚJO

Cadeira Nº 41

Nascimento – Codó – Maranhão, dia 28 de fevereiro de 1922, sendo sexto filho de uma família de oito, do casal libanês Salomão Elias Araújo e Maria Bittar Araújo. Iniciou seus primei- ros estudos em sua cidade natal e posteriormente se transferiu para a Capital. Frequentou o “Colégio Cis- ne”, onde completou o curso ginasial.

Terminou o curso complementar (Pré-Universitário), no Colégio Universitário do Rio de Janeiro. Em segui- da, fez o vestibular para a Faculdade Nacional de Me- dicina da Universidade do Brasil, na qual se formou em 1947.

Após a formatura, fez Pós-graduação no “Hospital Maternidade Fernando Filgueiras”. Teve ainda atua- ção efetiva como professor assistente do professor Catedrático Martagão Gesteira, na Maternidade Es- cola Laranjeiras, Hospital Grafée Guinle e na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Permaneceu por dois anos como assistente do professor Rinaldo de Lamare, considerado na época o expoente máximo de pediatria brasileira, e convidado pelo mesmo, para fazer parte se sua equipe.

Declinou o convite feito insigne Professor e voltou à sua origem: O MARANHÃO.

Exerceu cargos de destaque na vida médica e social em São Luís. Trabalhou como pediatra no “Centro de Saúde Paulo Ramos”, Legião Brasileira de Assistência I.A.P.C; hoje INSS. Também foi professor titular e fun- dador da Faculdade de medicina do Maranhão. Exercen- do o cargo de Diretor na referida Faculdade nos anos de 1970 a 1973.

Foi membro do Conselho Diretor, do Conselho Adminis- trativo, do Conselho de Ensino e Pesquisa (UFMA), ten- do realizado trabalho de pesquisa durante alguns anos, intitulado “O Leite de Coco Babaçu na Alimentação In- fantil”. Foi reitor da Universidade federal do Maranhão – UFMA pelo curto período de 1973 a 1974 substituindo temporariamente o reitor professor Ribamar Carvalho.

Ainda na UFMA exerceu o cargo de Coordenador dos Cursos de Estágio e Pós- graduação, especificamente na área de ”Residência Médica”; Foi reitor da UFMA pelo curto período entre 1973 a 1974 substituído temporariamente o reitor Professor Ribamar Carvalho.

Foi membro da Academia Maranhense de Medicina des- de sua fundação. Exerceu ainda o cargo de presidente do CRM-MA durante o período de 1969 a 1982. Durante a sua presidência construiu a sede do CRM-MA, atuando também como membro suplente do Conselho Federal de Medicina. Foi Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Maranhão (SOMA). Exerceu o cargo de Diretor da “Maternidade Marly Sarney”. Foi Presidente da Sociedade Maranhense de Pediatria e acadêmico da Acade- mia Brasileira de Pediatria na cadeira do Dr. Domingos Matos Pereira em julho de 1985, na cadeira do Dr. Domingos Matos Pereira em julho de 1985. Recebeu o título de “Sócio Remido da Sociedade Brasileira de Pediatria”. Participou de inúmeros congressos em estados brasi- leiros, e também realizados no exterior “Copenhague (Dinamarca- 1958)” “Tóquio (Japão- 1965)”, “México (México – 1968)”, Toronto(Canadá – 1972)”, como tam- bém Cursos de Extensão e atualização em várias capitais brasileiras. Participou do “Projeto Rondon” pela UFMA. Como reconhecimento de seu trabalho foi agraciado com placas e medalhas de mérito: República Federativa do Brasil (medalha do mérito médico); Universidade Fede- ral do Maranhão (mérito universitário); Mérito (Estado Maior das Forças Armadas); Mérito (Ministério do Exér- cito); Mérito (Presidência da República); Mérito Acadê- mico da S.B.P (Sociedade Brasileira de Pediatria); Mérito (Departamento de Medicina III da UFMA); Mérito Médi- co (Câmara Municipal de São Luís); Homenagem (clu- be Recreativo Jaguarema); e por último “em memória” como digno acadêmico da S.B.P (Sociedade Brasileira de Pediatria e fundador da S.B.P – MA).

Na área social, foi idealizador e fundador do “Clube Re- creativo Jaguarema” onde várias vezes exerceu o cargo de Presidente e construiu a belíssima sede do referido clube. Já aposentado viveu os seus últimos dias de vida ao lado da esposa Yolete, de seus filhos Mauro, Cláu- dio, Lúcio e Ludimara, sua nora Helenedite e três netas Tayanna, Fernanda e Ludmila. Faleceu em 30 de maio de 2001 com 79 anos.

Em 05 de Abril de 2002 recebeu outra significativa ho- menagem póstumada Governadora do Estado do Mara- nhão Drª. Roseana Sarney Murad em reconhecimento a sua atuação e aos serviços prestados ao Estado, atribuiu o nome ORLANDOARAÚJO à Avenida que liga o bairro do Olho D’água (onde residiu por muitos anos) no bairro do Araçagy.

ORLANDO ARAÚJO
bottom of page