top of page

OLAVO ALEXANDRINO CORREA LIMA

Cadeira Nº 44


Iniciou sua formação em medicina no Pará, concluindo-o na fa- culdade de medicina do Rio de Janeiro. EM 1944 moldou-se para a cidade de são Luís como pediatra do hospital infantil Juvêncio matos do qual tornou-se diretor. Atuou também do Hospital Presidente Dutra.

Fundou na Ilha de São Luís a Obra de Proteção à Infância Po- bre (OPIP) mantendo ambulatórios no Desterro, Vila Passos e Anil. Possui diversos trabalhos publicados, assim como dois livros na área de Puericultura em 1949 versando sobre “como alimentar as crianças”. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão ocupando a cadeira de João Fran- cisco Lisboa. Fundou o Instituto Maranhense de História da Medicina. Foi correspondente da Sociedade Venezuelana de História da Medicina. Iniciou a sua carreira docente em 1952, com duas docências livres. Posteriormente se transferiu como professor titular para a Universidade Federal do Maranhão onde passou a dedicar-se a exclusivamente ao ensino e pes- quisa.

Em 1098 publicou o “Panteão Antropológico” onde reuniu sua bibliografia. Médico e professor dedicado deu a medicina no maranhão uma contribuição inestimável. Preocupado em co- nhecer a realidade de nosso Estado, percorreu toda sua exten- são, fazendo estudos e pesquisas que trouxeram grandes mu- danças na área da saúde, trazendo avanços e novas tecnologias para a medicina.

OLAVO ALEXANDRINO CORREA LIMA
bottom of page