Joaquim Gomes de Souza
Cadeira Nº 21
• JOAQUIM GOMES DE SOUSA • conhecido como Souzinha, (Itapecuru-Mirim, 15 de fevereiro de 1829 — Lon- dres, 1 de julho de 1864) foi um político e matemático bra- sileiro. Filho de Ignácio José Gomes de Sousa e Antonia Carneiro de Brito e Sousa. Souzinha como era popularmente conhecido na sua ter- ra natal, foi um dos pioneiros no estudo da matemática no Brasil. Nas palavras do Professor J. Leite Lopes, tra- ta-se do “primeiro vulto matemático do Brasil – e talvez o maior até hoje”. Seu primeiro contato com as ciências aconteceu na faculdade de Medicina, onde ingressou aos 15 anos.
Em 1854, realiza sua primeira viagem de estudos à Eu- ropa e reside em Londres. Em 1855 viaja a Paris, onde apresenta à Academia de Ciências três memórias origi- nais: uma sobre a determinação de funções incógnitas sob o sinal de integral definida, outra sobre um teore- ma de cálculo integral e uma terceira sobre a teoria da propagação do som. Nesse mesmo ano matricula-se na Faculdade de Medicina de Paris, obtendo o grau de dou- tor em 1856. Foi deputado geral pelo Maranhão no fim década de 1850.
Obras publicadas: Resoluções das Equações Numéricas (к830); Recuel de Memoires d’Analise Mathematiques (к837); Dissertação Sobre o Modo de Indicar os Novos Astros sem auxílio de Observações Diretas (к838); Dissertação do modo de indagar novos astros sem o aux ílio de observações directas (к848); Anthologie universelle (к839); Mélanges de calcul in- tégral (к88s).
