top of page

EXPEDITO AGUIAR BACELAR

Cadeira Nº 48

Nasceu na cidade de Brejo em 30 de setembro de 1922, onde ini- ciou seus estudos, chegando a concluir o primário. Já o curso ginasial foi concluído na cidade de Teresina, Piauí, no Colégio Diocesano. O curso científico foi concluído em São Luís, no Colégio do mesmo nome, cujo dono e Diretor Geral era o não menos querido Prof. Luís Rego. Para chegar em São Luís, o jovem Expedito Aguiar Ba- celar viajava montado, na maioria das vezes em cavalos, sempre acompanhado por um pajem que trazia os seus pertences em outro animal. Viajavam sempre seguindo a linha do Correio, onde faziam suas refeições e dormiam em plena mata, nas redes que eram armadas nos altos das árvores, com receio de serem atacados por animais selvagens. Essa viagem durava em torno de três dias até a cidade de Morros, onde tomavam uma lancha, passan- do por São José de Ribamar, e de lá para São Luís.

Concluído o curso científico o jovem Bacelar fez vestibu- lar para Medicina em Belém do Pará, na Universidade Federal daquele Estado. Iniciou o curso médico com ou- tro colega do Maranhão, o jovem Antônio Nilo da Cos- ta Filho, morando na mesma pensão. Ainda estudante, o jovem Expedito Aguiar Bacelar foi convocado para o Serviço Militar. Muitas vezes chegou a fugir do quartel, sem consentimento para assistir às aulas na faculdade. Foi punido com prisão dentro do quartel. Com alguma dificuldade conseguiu sua transferência para a Faculda- de de Ciências Médicas no Rio de Janeiro.

Esta viagem para o Rio de Janeiro foi realizada em na- vio, cujas luzes eram apagadas durante a noite evitando o perigo de serem afundados por submarinos alemães sitiados na costa brasileira por conta da grande guerra mundial. Formado, especializou-se inicialmente em On- cologia, no Instituto Nacional do Câncer (INCA). Voltan- do ao Maranhão, trabalhou em Radioterapia, onde fez sucesso no tratamento de câncer uterino, câncer de pele e outros tantos. Foi o primeiro médico do estado no tra- balho com Radioterapia. Junto com o seu colega e amigo,

o Dr. Lourival Gomes Bogéa, médico radiologista, fun- dou o primeiro Instituto de Radiologia do MA, sediado na rua de São João, número 158, no centro de São Luís. Após algum tempo, especializou-se também em Radio- logia. Mais tarde, na companhia de alguns colegas, fun- dou o Centro Médico Maranhense em 1964, considerado na época, o centro médico de maior prestígio da capital. Anos depois, o Instituto de Radiologia foi também trans- ferido para o Centro Médico Maranhense, onde funciona até os dias de hoje.

Do casamento com a Sra. Maria da Graça Camarão Ba- celar nasceram seis filhos: o primogênito Luís Henrique Camarão Bacelar, Ana Maria Camarão Bacelar, Heloísa Helena Camarão Bacelar, João Marinho Camarão Bacelar Neto, Paulo Sérgio Camarão Bacelar, Expedito Bacelar Aguiar Júnior, o caçula. O primogênito Luís Henrique formou-se em Medicina. O seu irmão caçula, Expedito Bacelar Aguiar Júnior, também formado em Medicina e especializado em Radiologia, está hoje com seu irmão mais velho no comando do Instituto de Radiologia do MA, dando continuidade à grande obra idealizada e fundada por seu pai.

EXPEDITO AGUIAR BACELAR
bottom of page