top of page

CLEMENTINO MOURA

Cadeira Nº 43

Nasceu na cidade Oei- ras em 23 de abril de 1909. Aos 9 anos, foi para Floriano, onde estudou, durante 4 anos, no Colégio 24 de Feverei- ro. No início de 1923 foi para Teresina e matriculou-se no Liceu Piauiense, onde fez o curso Secundário. Foi para Belém, onde foi aprovado na Faculdade de Medicina. No terceiro ano de medicina, transferiu-se para a Faculdade de Medicina da Praia Vermelha no Rio de Janeiro. For- mou-se em 3 de outubro de 1932 TURMA DO CENTE- NÁRIO, no Teatro João Caetano.

Assumiu emprego no posto médico de Caxias, onde permaneceu até maio de 1933. Permaneceu em Caxias até maio de 1933, quando foi transferido para São Luís, capital do Estado, para trabalhar como médico do Serviço de Pronto Socorro, na rua da Palma. O dr. Moura exerceu medicina durante 52 anos com a maior lisura e a graça divina como relatou no seu livro “O TEMPO DE MINHA VIDA”.

O dr Clementino Moura ocupou os seguintes cargos em diferentes ocasiões: Médico dos Posto Médico de Caxias, do Serviço de Pronto Socorro de São Luís, do Ambulató- rio de Pré-natal da Diretoria de Saúde Pública, do Ambu- latório Pré-natal do Departamento Estadual da Criança, do Ambulatório Pré-natal do Serviço Social da Indús- tria, médico do IAPETC, do IPASE, do INAMPS; Chefe do Serviço médico do SESI, Chefe da Maternidade Neto Guterres do Hospital Geral, Chefe do Serviço Médico do INAMPS, Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão; Diretor da Maternidade Benedito Leite, Diretor da Maternidade do Estado; Professor As- sistente de Fisiologia da Faculdade de Odontologia da UFMA e Professor Titular de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMA. Participou ainda, da Junta Médi- ca do Estado, da Junta Médica Militar do 24BC e da Junta Médica da Polícia Militar.

Foi Presidente, durante vários anos, da Associação de Assistência e Proteção à Infância, cargo que exerceu sem remuneração, e, foi nomeado, por decreto, 2º Tenente Médico da Reserva do Exército pelo Presidente da Repú- blica, General Eurico Gaspar Dutra.

O dr. Moura participou da reunião para fundação da Fa- culdade de Medicina em São Luís, convocada pelo ar- cebispo D. José Medeiros Delgado, em 28 de janeiro de 1958 na Faculdadede Odontologia e Farmácia do Maranhão.

Permaneceu na UFMA até o dia 24 de abril de 1979, ao completar 70 anos de idade. Exerceu o leonismo por aproximadamente 30 anos de bons serviços prestados.

No Lions, exerceu inúmeros cargos: Presidente, Secretá- rio, Presidente de Divisão, Vice-governador, assessor de Leonismo, assessor de sócios, assessor de Juventude, Se- cretario da Governadoria e Governador. Vice Presidente da Fundação Maranhense de Lions por 4 anos. Teve tí- tulo de Conselheiro Internacional vitalício e medalha de apreciação do Presidente Internacional. Pela sua grande dedicação ao leonismo, o dia de seu aniversário, 23 de abril, foi intitulado o dia do Leonismo Maranhense.

Ao longo da vida recebeu inúmeras comendas, dentre as quais destacamos: Placas dos netos; Da III Jornada Ma- terno-Infantil; Do Lions; do Rotary Club de São Luís; do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e a Medalha do Mérito Timbira, das mãos do Governador do Estado do Mara- nhão, Luis Rocha.

CLEMENTINO MOURA
bottom of page