CARLOS ALBERTO SALGADO BORGES
Cadeira Nº 47
Nasceu em São Luís do Maranhão e se graduou pela Faculdade de Medicina do Pará. Fez Residência Médica no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, onde se notabilizou por sua competência e inteligência, tor- nando-se uma referência para outros recém-formados maranhenses que para lá migravam. Mais tarde fez outros cursos de envergadura, inclusive um de endo- crinologia no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Irrequieto, estudioso compulsivo e sempre ávido na busca de novos conhecimentos, tornou-se um dos no- táveis em clínica médica no Maranhão. Iniciou a sua carreira no magistério em 1960, como assistente da Cadeira de Propedêutica Médica, na recém-fundada Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão, ainda na gestão do professor João Bacelar Portela.
Percorreu, como docente e administrador, o longo caminho que levou à criação da Universidade Fede- ral do Maranhão. Em 1965, já na gestão do professor Pedro Neiva de Santana, quando a faculdade passou por modificações na sua estrutura administrativa, Carlos Borges se tornou Professor Assistente do De- partamento de Medicina. Em 1966 – gestão do cônego José de Ribamar Carvalho - foi promovido à categoria de Professor Adjunto e, finalmente, em 1969, atingiu o nível de Professor Titular. Carlos Borges conseguia conciliar o discernimento do bom administrador à índole perscrutadora do clínico por vocação. Por conta disso con- quistou prestígio e ocupou, na hierarquia da Universidade (e fora dela), dentre outros, os seguintes cargos: Em 1972 foi Chefe do Departamento de Medicina da antiga Faculdade de Ciências Medicas do Maranhão e, já na Universidade, tornou-se Superintendente de Ensino, Pesquisa e Extensão;
Em 1973, fez parte da Comissão de Legislação e Implan- tação da Reforma Universitária; em 1976, como Coor- denador do Centro DS-4 da Área Médica, fez parte da Comissão de Reforma Administrativa da Universidade Federal do Maranhão; Em 1987, foi Coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal do Mara- nhão; Em 1992, Diretor do Centro de Ciências da Saúde da mesma Universidade; Foi também diretor do Centro de Saúde Dr. Genésio Rego, órgão estadual, participou de inúmeras comissões de concursos de professores da UFMA e, na área da clínica médica, atuou em diversos setores, inclusive como intensivista (UTI) do Hospital Presi- dente Dutra, atual Hospital Universitário.
Carlos Borges se aposentou na Universidade Federal do Maranhão em 1997, e foi ser médico e professor noutras pla- gas da existência em fevereiro de 2009, aos 76 anos de idade.
Se é verdade que os humanos se eternizam através das suas obras, o médico e professor Dr. Carlos Borges, pri- meiro ocupante da Cadeira nº 08 da Academia Mara- nhense de Medicina, viverá sempre.
