top of page

César Augusto Marques

Cadeira Nº 09

•  CÉSAR AUGUSTO MARQUES • médico, pesquisa-dor e historiador, nasceu cm Caxias - MA., em 12 de dezembro de 1826, filho do farmacêutico, Dr. Augusto José Marques. Com a conclusão do curso básico em São Luís após o haver iniciado em sua terra natal, via- jou para Portugal para cursar medicina em Coimbra. Devido à instabilidade política que ocorria à época em Portugal, retornou ao Brasil tendo concluído o curso na Bahia, em 1854.

Ali, casou e começou suas atividades médicas, no Exército Imperial. Depois de assumir o posto de Al- feres retornou ao Maranhão onde foi delegado do Cirurgião-mór da corporação. Em 1856 foi transferi- do para Manaus-AM., onde ensinou no Liceu Ama- zonense. No ano seguinte, de volta ao Maranhão, foi nomeado Provedor de Saúde do porto e Secretário da Comissão de Higiene pública.

Após peregrinar por mais outras Províncias do Império, pediu baixa do Exército, em 1860, e se radicou em São Luís onde deu prosseguimento às suas atividades de médico e pesquisador e deu início às primeiras publi- cações dos resultados das suas pesquisas.

Ate o ano de 1900 quando faleceu, César Marques construiu um inestimável acervo de obras científicas e literárias que o levou a integrar-se a várias institui- ções nacionais e internacionais. A obra, no entanto, que marcou a trajetória do grande historiador foi o Dicionário Histórico - Geográfico da Província do Maranhão publicado em 1870.

Dr. César Marques recebeu, ainda, várias comendas e pertenceu a várias Ordens do Império. No Mara- nhão, é Patrono da Cadeira N° 22 do Instituto Histó- rico e Geográfico do Maranhão, da N° 7 da Academia Caxiense de Letras, da Cadeira Nfi35 da Academia Maranhense de Letras e da Cadeira N° 9 da Academia Maranhense de Medicina.

César Augusto Marques
bottom of page