ALFREDO LUIZ BACELAR VIANA
Cadeira Nº 45
Nascido em 23 de dezembro de 1938 em São Luís -MA. Faleceu em 06 de março de 1982, nesta mesma cidade.
Filho de Fernando Viana e Maria de Lourdes Bacelar Viana. Casado com Alice da Silva Gomes, com quem teve cinco filhas: Ana Lourdes, Maria Alice, Maria Zelia, Maria Teresa e Ana Elisa. Membro da Academia Mara- nhense de Letras, ocupando a cadeira de número 17, que tem como patrono Sotero dos Reis. Posse em 31 de outu- bro de 1976. Foi Médico psiquiatra, professor, escritor e servidor do Banco do Brasil.
Formado em Medicina pela UFMA em 1971; Especializa- do em psiquiatria, tendo feito residência médica no Hos- pital Psiquiátrico Gustavo Riedel e no Centro Psiquiátri- co do Hospital Pedro II; Médico psiquiatra do Hospital Nina Rodrigues em São Luís -MA; Lecionou na cátedra de psicopatologia e clínica psiquiátrica do curso de me- dicina da Universidade Federal do Maranhão, e também no curso de serviço social; Como escritor, publicou os li- vros de poesia, “Elegia da Rosa” e “Clamor de São Luís” (post mortem), os ensaios literários “Três evocações” e a biografia do médico maranhense Nina Rodrigues.
Escreveu ainda para vários jornais da capital, com des- taque para a coluna “O Bilhete de Hoje” do Jornal O Im- parcial e “Coluna por Dois”, em parceria com seu pai.
Como psiquiatra escreveu“Imaturidade afetiva e per
