RAIMUNDO ALEXANDRINO DE SOUSA LIMA
Ocupante Nº 1, Patrono Nº 48
Nasceu no dia 26 de novembr de 1940, no município de Turiaçu, baixada ocidental maranhense, em uma praia chamada Carará. Meus pais, nascidos no município de Cururupu. Meu pai era pescador e dono de pequeno co- mércio, apesar de ser semianalfabeto. Porém era dotado de boa inteligência e tinha muita iniciativa. Já minha mãe tinha a série primária concluída. Desta união nasceram seis filhos, entre os quais eu sou o quinto. Minha famí- lia prosperou com a pescaria e o comércio. Meus pais, pensando no bem-estar dos filhos, resolveram mudar-se para o município de Carutapera. Ali iniciamos os estu- dos com a professora Olímpia, oportunidade em que meus irmãos, mais velhos e adiantados, puderam fazer melhor proveito. Alguns da família foram acometidos pela malária, inclusive eu, mas após tratamento adequa- do, recuperamos a saúde e meus pais decidiram pela mudança para a praia de Estandarte, lugar bonito e sau- dável, visto que onde estávamos era região considerada endêmica da doença.
Minha mãe, veio a falecer aos quarenta anos de idade. A família e a comunidade foram tomadas por grande comoção e tristeza. Na cidade de Turiaçu, fui admitido no internato aos cuidados dos padres italianos, sob aval da Prelazia de Pinheiro. Uma nova vida começava para mim e concluí o primário. Fiz o seletivo e iniciei o giná- sio na Escola Normal Regional de Turiaçu.
Em Guimarães, completei o ginásio, por volta de dezem- bro de 1960. Em São Luís, inscrevi-me no Colégio Maris- tas, logo aceito, fui agraciado com uma bolsa integral de estudos. Iniciei o científico em março de 1961 e concluí em dezembro de 1963.
Em fevereiro de 1964, ingressei na antiga Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão. Em 15 de dezembro de 1969 recebi o diploma de médico.
A primeira porta que se abriu foi de Cirurgia Pediátrica com o Dr. Jayron Guimarães, residente no Hospital In- fantil Menino Jesus, Rio de Janeiro, e o chefe do serviço era o Dr. Ruy Archer. Iniciei a minha residência no mes- mo hospital, em janeiro de 1970, concluindo em 1972. Nesse período realizei o curso de administração hospi- talar pela PUC-RJ.
Ao retornar a São Luís, em 1972, trabalhei em vários mu- nicípios, até que em 1977, prestei concurso para o De- partamento de Saúde Pública da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), tendo sido aprovado, iniciando como Professor Auxiliar. Com o Diploma de Gradua- ção em Administração Hospitalar fui contratado para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão), como Diretor Administrativo, sendo o Diretor Geral o Dr. Da- masceno e o Diretor Clínico Dr. Francisco Viana. O Se- cretário de Saúde era o Dr. Josélio Carvalho Branco e o Governador, o Professor Pedro Neiva de Santana.
Tendo lecionado na UFMA, por aproximadamente dez anos, no Departamento de Saúde Pública, solicitei trans- ferência para o Departamento de Pediatria – Unidade de Cirurgia Pediátrica. Fiquei na UFMA por trinta e cinco anos e saí como Professor Adjunto IV, após aposentado- ria.
