top of page

LUCIANE MARIA OLIVEIRA BRITO

Ocupante Nº 1, Patrono Nº 39

Ocupante da cadeira nº39 da Academia Maranhense de Medici- na nasceu em Cururupu- MA no dia 14 de abril de 1949, sendo seus pais Luciano Duarte Oliveira, funcionário público federal, responsável pela Agência dos Correios e Telégrafos da cidade e Maria Bárbara Faray Oliveira.

Estudou no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Cururupu, onde cursou o Jardim de Infância e o Curso Primário, até o 3º ano, vindo então para São Luís. A par- tir daí, estudou no Colégio Santa Teresa, onde concluiu o Curso Científico em 1967 e em janeiro de 1968 fez ves- tibular para Medicina, sendo aprovada na Universidade Federal Maranhão (UFMA). Iniciou o curso em março do mesmo ano e concluindo em dezembro de 1973.

Ingressou na Residência Médica sob a forma a forma de Especialização, na Área de Concentração em Ginecolo- gia, no Instituto de Ginecologia da Universidade Fede- ral do Rio de Janeiro (UFRJ), com o auxílio da Bolsa de Estudo fornecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), de março de 1974 a dezem- bro de 1975. Fez mestrado em Medicina – na Área de Concentração em Ginecologia-Oncologia, no Instituto de Ginecologia da UFRJ, iniciando em março de 1977 e concluindo em setembro de 1978. Em agosto de 1977, foi aprovada em concurso para o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), promovido pela Federação das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e, dois anos depois, 1979, obteve, também por concurso, o Título de Qualificação em Colposcopia.

Em maio de 1979 prestou concurso para Professor Assis- tente da Disciplina de Clínica Ginecológica da UFMA, iniciando as atividades como docente a partir de 12 de junho de 1979 e assumindo, a partir de 1981 a Coorde- nação da Disciplina de Ginecologia. Teve o privilégio de organizar o primeiro encontro científico do Departa- mento de Medicina III, com a comunidade acadêmica, intitulado 1ª Jornada Materno-Infantil, em parceria com a Sociedade de Pediatria e Puericultura do Maranhão.

Sob o convite da Dra. Magdalena Hildergard Stold, ins- talou em São Luís, no ano de 1987, Associação das Médi- cas do Maranhão (AMMA), filiada à Associação Brasilei- ra e Internacional das Mulheres Médicas. Com incentivo da UFMA e o auxílio da CAPES, ingressou no Doutora- do em Ginecologia – Área de Concentração Mastologia, no Instituto de Ginecologia da UFRJ.

Concluiu o curso em agosto de 1990, sob a orientação do Professor Doutor Simão Rotstein, apresentando a tese: “Meio Hormonal Adverso: seus efeitos no endométrio e parênquima mamário”. Em 30 de novembro de 1989, foi eleita a Presidente da Sociedade de Obstetrícia e Gine- cologia do Maranhão(SOGIMA), permanecendo na pre- sidência até 1996. Nesse período foram realizadas mais de uma dezena de eventos científicos, além da implan- tação do primeiro Núcleo Regional da SOGIMA na cidade de Imperatriz-MA. Um dos pontos marcantes da sua gestão foi a realização do XXII CongressoNorte-Nordeste de Ginecologia e Obstetrícia. Foi Presi- dente da Comissão Nacional Especializada de Ética da FEBRASGO no período de março de 1994 a dezem- bro de 1997, tendo sido homenageada pela Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, no Con- gresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia, realiza- do em Singapura em outubro de 1997.

De 1997 a 2001 foi Presidente da Comissão Especializada de Aleitamento Materno e de 2002 a 2005 foi Vice-presi- dente da Comissão Nacional de Aleitamento Materno, tendo retornado à mesma em outubro de 2009. Foi mem- bro de Comissões Nacionais Especializadas de Planeja- mento Familiar, Psicoccomática, Mortalidade Materna, Ginecologia Infanto-Juvenil, além de Membro do Corpo Editorial de diversas revistas dentre estas a FEMINA, Revisora da Acta Cytologica Journal, Revista do Hospi- tal Universitário.

É membro titular do Conselho Regional de Medicina do Maranhão há três gestões e implantou em 2004 o Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil – Nível Mestrado Acadêmico aprovado pela Resolução nº 387/CONSEPE de 28 de janeiro de 2005 permanecendo coordenadora até 2015.

Mestrado esse recomendado pela CAPES em amio de 2005. Implantou em outubro de 1997 o Núcleo de Pesquisa em Saúde da Mulher, do Adolescente e da Criança (NUPSMAC), certificado pelo CNPq, que congrega docentes e discentes da graduação e da pós- graduação. Em agosto de 2003 implantou e coordenou a Liga Acadêmica de Ginecologia Endócrina e Climatério (LAGEC), composta por uma equipe multidisciplinar e norteada pelo tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. Foi eleita Membro Titular da Academia Maranhense de Medicina, tomando posse no dia 24 de abril de 2009, ocupando cadeira anteriormente ocupada por Kleber Carvalho Branco.

Recebeu inúmeras homenagens em virtude dos traba- lhos de pesquisa e extensão realizados. Recebeu também homenagens como Membro Fundadora da Academia Maranhense de Ciências, como Professora da Universi- dade Federal do Maranhão, pelos serviços prestados à Reprodução Humano no Brasil, pela sua atuação na SO- GIMA, pela atuação no Controle ao Tabagismo e Preven- ção Primária do Câncer, Gerência de Qualidade de Vida do Estado do Maranhão.

Publicou um total de 121 artigos científicos, 04 livros e 15 capítulos de livros e cerca de140 trabalhos em resumos de anais de eventos. Foi convidada para proferir várias palestras ou conferências em congressos e seminários. Com ampla atuação como consultora, assessora e outros serviços técnicos na área de saúde.

Durante sua atuação como professora da UFMA, vem contribuindo para a formação de muitos discentes por meio da orientação de cerca de 30 Trabalhos de Con- clusão de Curso e 50 orientações de Iniciação Científica. Além da participação em cerca de 200 bancas de traba- lhos de conclusão de curso e bancas de comissões julga- doras de concurso público.

LUCIANE MARIA OLIVEIRA BRITO
bottom of page